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Quem me mandou? Não tenho a menor idéia! Mas que é importante, isso é!

 

 

Os interesses escusos das entidades cartoriais e sua luta

contra a moralização do setor.

*

Todas as afirmações, link’s de internet e citações foram autenticadas em cartório

notas, através de ata notarial e serão utilizadas, caso seja necessário, em momento

oportuno.

 

Acredito que só teremos um país melhor e mais justo quando tivermos um

Judiciário honesto e confiável. Acredito que dentre os Poderes da República, o

Judiciário é o que mais afeta e determina o funcionamento das instituições como

um todo. Com um Judiciário fraco, corrompido ou incompetente nada funciona.

Desde a sua criação o CNJ tenta moralizar e corrigir distorções que por vários anos

ficaram incrustadas nos Tribunas de Justiça.

Acompanho a classe cartorial há muito tempo, notadamente o Registro Civil da

Pessoas Naturais. A nossa classe vinha de um regime que, de certa forma, nos fazia

considerar devedores de um favor, trazendo uma insegurança constante de que a

qualquer momento esse favor poderia acabar - o que realmente se deu com a

Constituição de 1988 e posteriormente com a instituição das gratuidades. Com

isso, ficamos vulneráveis e fragilizados. Paralelo a isso, é sistemática a campanha

feita na imprensa falada e escrita contra o modelo dito “cartorial”, passando esta

palavra a ser sinônimo de ineficiência, incompetência e de grandes ganhos

financeiros para os seus ocupantes.

É inequívoco afirmar que ineficiência, incompetência e grandes ganhos existem em

nossa classe. Mas também é inequívoco constatar a penúria e dificuldade de

exercício da profissão por que passa grande parte dos cartórios de Registro Civil.

Em Minas Gerais temos o dobro de cartórios do estado mais rico da Federação

(SP). Grande número destes cartórios não consegue gerar renda mínima para

garantir a subsistência do oficial, quanto mais permitir a operação eficiente do

serviço que lhe foi delegado.

http://www.cnj.jus.br/images/dados_serventias_extrajudiciais_maio_2008.pdf

Com o advento da gratuidade para os registros de nascimento e óbito, a situação

que já era muito ruim passou a ser calamitosa. A saída para evitar-se o fechamento

eminente de vários cartórios de registro civil foi a instituição de um fundo de

compensação.

O que são os Fundos do Registro Civil? São fundos criados por lei estadual, que

regulamentam o artigo 8o da Lei Federal 10.169 de 29 de dezembro de 2000 que

determina o estabelecimento de formas de compensação aos Registradores Civis

das Pessoas Naturais pelos Atos Gratuitos por eles praticados.

Lei 10.169/2000 (diploma que estabelece as normas gerais para a fixação dos

emolumentos, em regulamentação ao § 2º do artigo 236, da CF), em seu artigo 8º, §

único:

Art. 8o. Os Estados e o Distrito Federal, no âmbito de sua competência, respeitado o

prazo estabelecido no art. 9o desta Lei, estabelecerão forma de compensação aos

registradores civis das pessoas naturais pelos atos gratuitos, por eles praticados,

conforme estabelecido em lei federal.

Parágrafo único. O disposto no caput não poderá gerar ônus para o Poder Público

.

Vários estados passaram a criar esses fundos, que diferem entre si na forma de

arrecadação e fiscalização. Foi notória a rapidez com que alguns Tribunais de

Justiça e as entides representativas avançaram na criação de receita própria,

desvirtuando completamente o objetivo legal previsto em lei. Consequência

imediata de aumento de custas para o povo de maneira geral e mais uma vez

exploração sobre a grande maioria dos cartórios de registro civil.

Como ilustração é interessante o parecer do Tribunal de Justiça do Rio Grande do

SUL de 19 de maio de 2008:

Expediente nº (ThemisAdmin) 0010-07/001137-8

Assunto: Selo de fiscalização - Natureza Jurídica atual. Valores arrecadados. Critérios de

regulamentação da distribuição dos valores.

PARECER Nº 029/ ASSESP-SLA / 2008

Com o avanco guloso dos TJ’s, ficamos entre a fogo e o caldeirão, dando início à

dependência doentia das entidades de classe.

Portanto o que nos revolta é ver aqueles em quem acreditamos, aqueles que

tiveram todo o nosso apoio e em quem depositamos todas as nossas esperanças de

poder seguir trabalhando com dignidade, participarem de um plano maquiavélico,

cujo objetivo sempre foi o locupletamento de poucos às custas de nosso dinheiro

(ou dinheiro público, segundo alguns).

Em primeiro lugar, vamos definir no que consiste a nossa denúncia: está em

curso um movimento nacional, patrocinado pelas entidades de classe do setor

cartorial, para criar um fundo nacional e/ou tomar posse do maior número

possível de fundos de compensação de gratuidades e renda mínima para

cartórios. Criar também uma massa de manobra fidelizada e mantida sob

regime de terror, para fins eleitorais.

Por reiteradas experiências nos estados em

que esses fundos já existem, sabem que trata-se de uma fonte inesgotável de

dinheiro, manipulada ao “bel prazer” de quem administra, sem a mínima

fiscalização nem pelo Estado, nem pela classe a quem esses fundos deveriam

beneficiar.

O fundo de Compensação do Paraná tem um controle que parece-nos um pouco

mais rígido e seu estatuto é mais amarrado. O de São Paulo também está nos

mesmos moldes, com a vantagem de pagar uma renda mínima de 10 salários

mínimos. Já o de Minas …. Sem falar nos do norte e nordeste, criados

recentemente ou em processo de criação, já totalmente manipulados pelo

“ESQUEMA”.

Podemos entender então porque quanto mais leis criando gratuidades para o setor,

mais fácil fica a consecução de seus objetivos.

Para ilustrar, tracemos um paralelo histórico entre o estabelecimento da gratuidade

universal para os registros de nascimento e óbito e a atual MP 459:

(Art. 43. Não serão devidas custas e emolumentos referentes a escritura pública,

quando esta for exigida, ao registro da alienação de imóvel e de correspondentes

garantias reais, e aos demais atos relativos ao primeiro imóvel residencial adquirido

ou financiado pelo beneficiário com renda familiar mensal de até 3 (três) salários

.)

mínimos

Àquela época, a gratuidade dos registros de nascimento e óbito, por significar um

rombo monstruoso para a totalidade dos cartórios de Registro Civil do Brasil, foi

amplamente resistida com passeatas, panelaços e muitas manifestações diante do

legislativo. Hoje, o que se pretende com a MP 459 tem impacto semelhante nos

tabeliães de notas e registradores de imóveis. Por que será que dessa vez mal ouve-

se falar? É simples: quanto mais atos gratuitos, maior a necessidade de criação de

fundos de ressarcimento; quanto mais fundos mais dinheiro; quanto mais dinheiro,

mais roubalheira.

Basta uma breve pesquisa para verificarmos sempre os mesmos membros da

quadrilha (acho que ficará claro nas próximas páginas que esse é o nome correto)

se imiscuindo nas estruturas do Judiciário e das entidades sindicais. Afinal, esses

poucos herdeiros das “capitanias hereditárias” com ganhos superiores a qualquer

ministro do STF, não contentes com isso, associam-se, inescrupulosamente a

membros do Poder Legislativo para, deliberadamente, corromperem a estrutura do

Poder Judiciário.

Introdução - capítulo das Gerais

.

Assessorados pela dupla Rogério Portugal Bacellar (Anoreg) e Dante Ramos

Júnior (Irpen), com o olho gordo e gatilho rápido do deputado Miguel Martini (ex-

PSB atual PHS) o Sr. Paulo Alberto Risso de Souza (Recivil) criou o RECOMPE-

MG, sob as asas do RECIVIL e com uma renda mínima de R$ 700,00 (realmente

mínima). Qual foi a grande sacada? Conhecendo a experiência dos fundos já

criados, procurou-se fazer em Minas um fundo que, na casca, fosse legalmente

constituído, mas blindado a mudanças e fiscalizações. Para tanto foi fundamental a

participação do então deputado estadual, Miguel Martini, conhecedor dos

meandros da ALMG (estava em seu terceiro mandato e era líder da maioria) e do

deputado Domingos Sávio (PSDB).

Numa verificação nos arquivos da ALMG, fica clara a manipulação esperta que foi

feita quando da aprovação da lei (significativamente aprovada no último dia do

ano, 30 de dezembro). O texto original, no qual estava prevista certa fiscalização e

uma comissão gestora mais séria, foi modificado e introduzido subrepticiamente no

texto que foi para aprovação. Como receávamos à interferência do TJ, e sabíamos

dos efeitos nefastos da mesma em outros estados, ficamos com o que parecia ser o

mal menor.

Original -

http://www.almg.gov.br/dia/A_2004/05/L210504.htm

Atual-

http://hera.almg.gov.br/cgi-bin/nph-

brs?co1=e&d=NJMG&p=1&u=http://www.almg.gov.br/njmg/

chama_pesquisa.asp&SECT1=IMAGE&SECT2=THESOFF&SECT3=PLUROFF&SECT6=HITIMG&SECT

7=LINKON&l=20&r=1&f=G&s1=LEI%2015424%202004.NORM.&SECT8=SOCONS

A comissão gestora é de controle absoluto do RECIVIL, e não há o menor

mecanismo de fiscalização. Até aí seria apenas um problema interno dos

Registradores Civis de Minas Gerais. Mas o alto volume da arrecadação e a total

falta de controle e fiscalização, fizeram com que este fundo passasse a ser a

“galinha dos ovos de ouro” e o modelo de exportação para financiamento das

maracutaias das entidades sindicais que deveriam nos proteger e representar, bem

como fonte de recursos para financiamentos escusos de campanhas eleitorais.

Precisa-se comprar pareceres para a ANOREG defender a PEC 471? O RECOMPE

financia. Precisa-se injetar dinheiro nas entidades de outros estados? O RECOMPE

financia. Precisa-se viajar com a família com todas as despesas pagas? O

RECOMPE financia. Precisa-se injetar dinheiro no TJMG (pasmem!... É isso

mesmo: TJMG, o órgão fiscalizador do extrajudicial). O RECOMPE financia.

Precisa-se comprar deputados para criar leis que favorecem uma minoria? O

RECOMPE financia. E tudo isso a título de “aprimoramento da classe”, de que

cuida a parte final do artigo 37 da Lei 15424/2004.

Considero mentor e “Capo de Tutti Capi” o hoje deputado federal (graças à nossa

classe), mas antes deputado estadual Miguel Martini. Foi eleito duas vezes graças à

classe. Viajou com o SR. Paulo Risso em várias reuniões do RECIVIL pelo estado,

e era apresentado como o único guardião do registro civil. Sem ele, todas as

conquistas estariam perdidas. O Sr. Paulo Risso, presidente do RECIVIL,

coincidentemente pertence ao seu partido (PH

S), tendo sido inclusive seu

presidente. Havia descarados pedidos de colaboração de campanha, mas alguns

colegas não querem disponibilizar as provas.

Foi interessante o movimento que eles fizeram no ano passado para ocupar a

ARPEN. O Sr. Paulo Risso lançou-se desesperadamente para tomar de assalto a

presidência da mesma, mas foi rechaçado pelos colegas paulistas (alertados por

colegas mineiros de seus métodos truculentos e ilícitos). Foi necessária então a

intervenção do próprio deputado (que normalmente opera nas sombras).

Conclusão: hoje é vice-presidente da entidade e assessor do presidente para

assuntos políticos.

Vejam este pronuciamento :

http://www.recivil.com.br/news.asp?intNews=2483

O que estão fazendo com o Paulo é o cúmulo do absurdo e do irracional" Miguel Martini

No dia 27.06, o deputado federal, Miguel Martini, esteve no Recivil e acompanhou a reunião

que esclareu sobre o cancelamento da eleição para a presidência da Arpen Brasil, inicialmente

agendada para a mesma data. Veja abaixo a íntegra do discurso de Miguel Martini.

"Eu queria aproveitar a oportunidade e agradecer o convite que me foi feito para estar aqui.

Saudar o Emygdio, o Paulo Risso e todos vocês. O Paulo tem me colocado a par de tudo isso

que esta acontecendo e principalmente desse momento difícil. É tentativa de jogar contra o time.

Ninguém está ganhando com isto. Todos estão perdendo.

Primeiramente, quero dizer que eu escolhi uma linha pra atuar politicamente e dela eu não abro

mão. É a linha da ética, da transparência e da seriedade. Eu estou na política por estas razões e

só me uno à pessoas que pensam e agem desta forma. Quando o Paulo me procurou há cerca de

10 anos atrás e me mostrou a situação que estava a classe dos notários e registradores, eu falei,

é uma bandeira justa e eu vou assumir. Enfrentamos grandes batalha. Tudo estava contra nós.

Enfrentamos uma a uma as batalhas e pudemos construir aqui em

Minas Gerais um exemplo e

um modelo para todo o Brasil.

Inclusive na Câmara Federal acaba de entrar um projeto na área de seguridade social, que aqui

para Minas Gerais vai soar como música, porque aqui já está tudo estruturado. Eu quero aqui

dizer que durante minha convivência com o Paulo Risso só aumentou o respeito e a convicção

de que é um homem de bem e ele sabe disso. Quantas e quantas vezes eu disse pra ele: Paulo,

age corretamente com tudo, e ele sempre me disse: “Deputado, pode ficar tranqüilo”. E eu

sempre fiquei tranqüilo porque cada vez que foi questionado, foi mostrado a correção com que

tudo aqui é feito. Com transparência, com integridade, com correção. Eu sempre insisti demais

com ele. Na defesa da classe, estamos pegando uma briga com cachorro grande e nossa arma é

a correção. Quando eu subia na tribuna pra defender, eu subia com segurança. Quando fizeram

reuniões e tentaram engolir o Recivil, eu fui pra cima e ninguém mostrou uma vírgula. Ameaças

fazem de todas as formas, mas a minha relação com o Recivil é uma relação transparente. É

uma luta que vale a pena, porque é uma luta que faz justiça para a classe. Em primeiro lugar,

era uma classe considerada de milionários e que na verdade abrigava muitos que estavam em

situação de miséria. Em segundo lugar, é uma classe que presta um relevante serviço social que

é o de registro civil, nascimento, casamento, óbito, dando dignidade às pessoas. A lei que nós

aprovamos fez com que aqueles cartorários que antes sofriam porque os atos eram de graça,

cada ato era prejuízo pra si, depois, invertido o processo, passaram a obter receita. Essas coisas

não aconteceram por mágica, aconteceram porque o Paulo Risso trabalhou para isto. No dia em

que o Paulo Risso deixar este trabalho, e se fizerem covardia com ele, eu saio na hora junto com

o Paulo Risso. Eu tenho um compromisso com o Paulo Risso.

Aqueles que estão contra o Paulo, quem sabe, preferem que fique com o poder judiciário como

estava antes? Se só o judiciário merece respeito, então vamos voltar para o judiciário de novo, é

simples isso, temos espaço pra fazer isso

(ameaças, ameaças, ameaças…grifo nosso)

.

O difícil é

fazer o que nós fizemos, a independência do sindicato. Basta só uma decisão

.

(ameaças,

ameaças, ameaças…grifo nosso)

Mas eu acho que não é isso que a classe quer. O Paulo como

presidente também não quer. Enfrentar as brigas que enfrentamos, os 17 processos do Paulo, só

porque era o Presidente. Nós precisamos aprender com as abelhas. Todas defendem e protegem

a rainha. E o Paulo precisa de vocês. Eu disse para o Paulo, se você for pra nacional, com você

eu vou, mas sem você eu fico fora. Temos um bom espaço no Congresso, e a

PEC que interessa

à classe, já colocamos na pauta

.

Falo do Paulo porque o conheço, conheço sua família, temos

relações de amizade e é uma pessoa de bem. O que estão fazendo com ele é covardia. Se a

pretexto de calúnias o Paulo for prejudicado eu terei razões para não ter mais compromisso

com a categoria

(ameaças, ameaças, ameaças…grifo nosso)

.

Cumpro tudo o que assumo e vou

além. Não sou deputado por dinheiro, me interessam os projetos, me interessa fazer justiça,

ordenar bem esse processo que já conheço e já sei a importância que tem. Então, eu queria

trazer esta palavra. O que foi construído está muito bonito, invejável por todos, mas é sempre

assim, o problema é dentro, não fora. Não é aceitável que trabalhem com calúnias, com

inverdades, covardemente, pra impedir que um companheiro se torne presidente de uma

entidade nacional, exatamente porque mostrou no Estado de Minas Gerais um bom trabalho,

sacrificando família e saúde. E agora, por uma progressão natural de um belo trabalho, o Brasil

diz, nós queremos você de Minas Gerais, e então vem companheiros de classe detonar o projeto.

Isto não é contra o Paulo é contra toda a classe.

Tudo o que fizemos em Minas Gerais não houve uma vírgula que pudesse ser questionado,

porque fizemos tudo direito. O que estão fazendo com o Paulo é o cúmulo do absurdo e do

irracional.

Com o Paulo estou junto, sem ele estou fora

."

Deputado Federal Miguel Martini

Publicado em 03/07/2008

http://noticiasarpenpe.blogspot.com/2008/06/presidente-da-arpen-brasil-visita.html

O Oficial de Registro Civil do Paraná, Dante Ramos Júnior, afirmou que os problemas

ocorridos foram apenas de cunho regimental e que este acontecimento serviu ainda mais para

fortalecer a chapa encabeçada por Risso. "Este incidente fortaleceu a chapa Paulo Risso.

Resolveremos todos os problemas administrativos que existirem e lá em Brasília, no dia 8 de

Julho, dia da Reunião Geral Extraordinária da Arpen apresentaremos novamente nossa chapa e

colocaremos tudo às claras," completou Dante.

Postado por Notícias da ARPEN Pernambuco às 11:58

Marcadores: arpen brasil, cancelamento, eleição, recivil

Desde 2005 já estavam tentando

http://www.arpensp.org.br/principal/

index.cfm?tipo_layout=SISTEMA&url=noticia_mostrar.cfm&id=3188

A Arpen-SP, a convite do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do

Estado de Minas Gerais (Recivil), formulado por seu presidente, Paulo Alberto Risso de Souza,

esteve participando nesta terça-feira (13.12) do Jantar de Confraternização promovido pelos

Registradores mineiros, realizado em um restaurante na cidade de Belo Horizonte.

Representando os Registradores Civis do Estado de São Paulo esteve presente ao evento o

diretor Oscar Paes de Almeida Filho, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do 1° e 2°

Subdistritos do município de Ribeirão Preto. Participaram do evento diversos diretores do

Sindicato dos Oficiais de Registro Civil mineiros, além

do deputado estadual Miguel Martini

(PHS-MG).

Porque é vital o controle da ARPEN pelo ESQUEMA (deputado federal Miguel

Martini e entidades de classe cartorárias)? Eles já dominam o norte e nordeste do

país com tentáculos em todos os TJ’s e entidades. Têm apoio das entidades do Sul

do Brasil, excetuando-se, ao que parece, o IRPEN-Paraná (após posse da nova

diretoria). No sudeste, parece haver ainda alguma resistência da ARPEN-SP (há

dúvidas se são inocentes úteis ou se estão coniventes). Com a conquista da ARPEN

nacional, não haverá mais nenhuma dissidência , oposição ou sequer ameaça de

fiscalização por nenhuma instituição. Como objetiva-se a criação do Fundo

Nacional, é primordial o controle dos membros que porventura possam integrar a

futura comissão gestora, e é fundamental que esse controle seja exercido por

pessoa da total confiança do ESQUEMA, ou seja, com escrúpulos de menos,

ambição de mais, sem idéias próprias e totalmente manipulável. Mais uma vez,

apresenta-se o Sr. Paulo Alberto Risso de Souza (com a carteira cheia).

Vamos dar uma olhada na consolidação dos valores do RECOMPE-MG (fica claro

o porquê da briga de criação do fundo nacional, em função dos valores

envolvidos).

Os relatórios de prestação de contas são uma peça de deboche e não é necessário

da área contábil ou financeira para que se verifique sua manipulação grosseira. O

sentimento de impunidade é tão grande que chama a atenção os itens referentes a

receitas financeiras e os itens do aprimoramento da classe. São inexplicáveis as

movimentações referentes ao item “Pendências da Comissão”. Também

inexplicavelmente, a partir de dezembro de 2008, o RECIVIL retira 10 % das

receitas financeiras. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar parado, melhor

para o Sindicato.

Merece ser investigado o porquê na variação das receitas financeiras (passaram a

crescer) justamente na época da mudança do gerente do Banco do Brasil,

responsável pela conta em que é feita a movimentação. Não foi possível localizá-lo

no Banco do Brasil.

Os relatórios estão disponíveis em :

http://www.fazenda.mg.gov.br/cidadaos/compensacao/

Valores correspondentes à arrecadação de 04/2005 a 04/ 2009

Total arrecadado - R$ 115.117.554,00 (0,1 bilhão de reais)

Compensação atos gratuitos – R$ 59.806.132,00(milhões de reais)

Retirado pelo RECIVIL – R$ 11.025.872,00(milhões de reais)

Retirado pela Comissão Gestora– R$ 1.453.017,00 ( milhão de reais)

Complementação de Renda - R$ 7.933.883,00 (milhões de reais)

Aprimoramento

- R$ 1.753.471,00 (milhão de

reais

)

*(anexa uma planilha-resumo e os relatórios mensais)

São esses relatórios mensais que seguem para a Secretaria de Estado da Fazenda

para fiscalização. Num contato com a Secretaria da Fazenda de MG, foi constatado

que ningúem faz a menor idéia do que vem a ser estes relatórios pois dizem que é

de responsabilidade da CGJ-MG. Apenas os publicam quadrimestralmente em seu

site, como reza a lei. A corregedoria diz que não é papel dela e sim da SEF-MG.

Uma análise da lei diz que elas têm razão, pois somente é exigido o envio do

relatório para a SEF-MG. Para que será que serve o preenchimento e envio da DAP

(Declaração de Atos Praticados) mensalmente ao TJMG e à SEF-MG?

Portanto, quando questionado, o RECIVIL se defende dizendo que é fiscalizado

pela SEF-MG e Corregedoria de Justiça, e a SEF-MG e a CGJ-MG alegam que

não é da competência delas. E quando acionada, a Assembéia mineira alega que,

por se tratar de um sindicato, ela nada pode fazer. O Sr. Paulo Risso simplesmente

zomba com orgulho cada vez que joga no lixo uma convocação da ALMG.

Ótimo! Usando as palavras do Deputado Miguel Martini, está pronto o modelo a

ser exportado para os outros estados. Dinheiro, muito dinheiro, arrecadado

limpinho todo mês, e sem a menor fiscalização.

Buracos existem por todos os lados. Não se consegue comprovar quanto é

realmente arrecadado mensalmente, muito menos quanto é efetivamente pago a

título de ressarcimentos e complementações. Despesas? Lança-se como pendências

da comissão e, tudo bem! Mais despesas? Lança-se como aprimoramento de

serviços. Também tudo bem! Nas duas folhinhas do que se diz ser um relatório de

prestação de contas, lança-se qualquer absurdo e… tudo bem! Como ninguém tem

acesso, tudo isso é uma “caixa preta” controlada por um grupo muito restrito de

pessoas.

Uma análise rápida dos relatórios indica que os mesmos são feitos sem o menor

constrangimento e com a certeza da impunidade.

A lei diz que o sindicato deve pegar até 10 % para custeio da máquina

administrativa da comissão gestora. Pois bem, sempre pegou os 10 % NA

TOTALIDADE e hoje faz o absurdo de pegar, também, 10% dos rendimentos de

aplicação financeira auferidos mensalmente. Esses 10% somam valores que sobem

mês a mês, tendo se iniciado em R$170.000,00 e hoje perfazem R$ 315.844,00.

Prestação de contas? Nem pensar! Seria interferir na liberdade sindical!... Dentre

os incontáveis e monstruosos absurdos, no mês de fevereiro de 2009, pagou-se R$

191.694,00 para complementação da renda mínima de TODOS os cartórios

deficitários do estado de Minas Gerais, e a “máquina operacional” mamou R$

296.238,00. Isso acontece todos os meses em proporções semelhantes.

Sem a fiscalização externa sobra-nos somente a fiscalização pela comissão gestora.

Pobres de nós !!! A comissão é indicada da seguinte forma :

4 membros pelo RECIVIL;

1 pela SERJUS

1 pela ANOREG-MG

1 pelo SINOREG_MG

Pelo que consta, o SINOREG indicou um membro no início, mas atualmente

recusa-se a indicar alguém, com medo de ser responsabilizado de conivência se a

coisa estourar. SERJUS e ANOREG são hoje a mesma coisa e estão na folha de

pagamentos do RECIVIL. Portanto além de ter a maioria, todos os membros são,

na prática, indicados pelo RECIVIL.

Não obstante, ainda devem firmar compromisso perante à diretoria do RECIVIL

conforme reza o regimento interno do mesmo:

§ 2º.

Ao assumir, os representantes do Recivil na Comissão de que cuida o § 1º deste artigo firmarão

compromisso de respeitar as deliberações da Diretoria Executiva do Recivil, bem como as de sua

Assembléia Geral, na condução dos assuntos de interesse do Sindicato e, ou, da Classe dos

Registradores Civis das Pessoas Naturais por ocasião das deliberações plenárias que adotem na

referida Comissão. “

Note: o estatuto deixa claro que os interesses do sindicato podem não coincidir

com os interesses da classe. Isso fica muito claro quando usa o termo “interesse do

sindicato e, ou da classe”. Pés e mãos amarrados.

A preocupação com a lisura e seriedade das estidades do ESQUEMA com a

comissão gestora é tamanha que após o tesoureiro do RECIVIL e membro da

comissão gestora (Nilo Nogueira) ser expulso da mesma por fraude, foi novamente

reconduzido como sub-coordenador à essa mesma comissão e à diretoria de

entidades nacionais e estaduais.

Vejam estas atas :

http://www.recivil.com.br/conteudolista.asp?cattitulo=Institucional&id=155

RESOLUÇÃO DELIBERATIVA RECOMPE-MG N.º 004/2005

Considerando a comunicação feita pelo Presidente do Recivil – Sindicatodos Oficiais do Registro Civil das Pessoas

Naturais do Estado de Minas Gerais e Coordenador da Comissão, quanto ao afastamento de Nilo de Carvalho

Nogueira Coelho do cargo de Tesoureiro do Recivil;

Considerando a vacância do cargo de Secretário Executivo da Comissão Gestora, em função do afastamento do seu

anterior ocupante; e,

Considerando pedido do Presidente do Recivil, formulado ao Plenário, para que o cargo ficasse vago enquanto se

procedesse a sindicância instalada pelo Recivil e destapurar a conduta de Nilo de Carvalho Nogueira Coelho,

RESOLUÇÃO DELIBERATIVA RECOMPE-MG N.º 003/2005

Art. 1.º

Fica concedido parcelamento do valor total devido ao RECOMPE- MG, a titulo de diferenças nos

recolhimentos para a compensação da gratuidade no período compreendido entre fevereiro de 2002 a abril de

2005, pelo Oficial Nilo de Carvalho Nogueira Coelho, na forma por ele requerida e sob as seguintes condições:

Não conseguimos verificar a entrada desses valores nos relatórios enviados à SEF-

MG. Sumiram?

Mesmo assim, para garantir a lealdade total (interesseira), o Sindicato, ao contrário

dos outros fundos estaduais, garante uma mamadeira substancial aos membros da

comissão. Cada membro da comissão gestora recebe, por dia em Belo Horizonte,

R$ 250,00 para despesas de estadia e alimentação (limpos e sem comprovação),

mais R$ 250,00 reais de múnus (com o dinheiro alheio é fácil) e quase R$ 1,00 por

quilômetro rodado (independente se rodou ou não). E me parece que também para

os suplentes. A maioria dos membros da comissão, recebe mais indo passear

constantemente em BELO HORIZONTE do que nos seus próprios cartórios.

Acho que a diretoria do RECIVIL também compartilha dessa mamadeira.

Restaria-nos, ainda, a tentativa de mudar a diretoria do Sindicato. Poderíamos, mas

na prática não podemos. É aplicada aqui a máxima do “pão e circo”. Como o

dinheiro é fácil, o sindicato aplica o assistencialismo sem pudores: viagens para o

oficial e família, brindes, palestras e promessas. Chega-se ao absurdo de pagar

auxílio para comparecimento à assembléia geral (compra de votos declarada, a

critério da diretoria). Vejam as pegadinhas do Estatuto (manipulado e modificado

ao “bel prazer” da diretoria).

Nossos colegas se esquecem que o dinheiro utilizado para propiciar as mordomias,

normalmente superfaturadas, vem de nosso próprio bolso, a custas de uma renda

mínima ridícula e remanescentes em caixa que superam R$ 4.000.000,00 mensais.

Corre a boca pequena que Andradas ocupa lugar de destaque no fornecimento de

bens, serviços e mão-de-obra ao sindicato. Coincidência ser a cidade natal do

presidente e maior coincidência ainda os diretores executivos serem de

ANDRADAS, e, frontalmente contra o estatuto original, nem pertencerem à classe.

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Quem são os Srs. José Ailson Barbosa e Claudinei Turatti? Amigos de Andradas

(cidade do presidente) e os verdadeiros operadores do sindicato. Nenhum membro

da classe consegue informações no sindicato a não ser que seja devidamente

autorizado por esses senhores. E, diga-se de passagem, essa autorização nunca

vem.

Mas a cereja do bolo é o senhor eterno presidente supremo do RECIVIL. A

suprema ironia é que esse senhor, formalmente nem cartório possui. Segundo

algumas informações, era interino de dois cartórios em Andradas. Os dois foram a

concurso em 2005 - era para ter sido em 1999 (perguntem por que não ao TJMG).

Houve a outorga do registro civil para a pessoa que passou no concurso.

Governador outorga novas delegações aos aprovados no Concurso em MG

O Governador do Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições, nos termos do artigo

22 da Lei 12.919, de 29 de junho de 1998, outorga a delegação de competência, em virtude

de aprovação em concurso público de ingresso de provas e títulos nos serviços notariais e

de registros públicos do Estado de Minas Gerais, aos servidores classificados em 1º lugar,

para as localidades abaixo especificadas (serventias homologadas em 18/09/2002):

LOCALIDADE SERVENTIA CANDIDATO

AIURUOCA Tab. de Notas (2º Of) ANA PAULA MATOSINHOS

ALMENARA Registro de Imóveis ADILSON FERRAZ DOS SANTOS

ALMENARA Reg. Tit. Doc. Pes. Jur. WALESKA AGUIAR FIGUEIREDO

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ANDRADAS Reg. Civil P. Naturais GABRIELA M. DE ALBUQUERQUE

ARCOS Tab. de Notas (1º Of) JOSÉ IRENE NETTO

Essa pessoa nunca assumiu e daí em diante só existe uma nuvem de fumaça.

Alguns dizem que houve ameaça a quem ia assumir, outros que houve dinheiro

para quem ia assumir. Qual a situação real do Sr. Paulo Risso? Interessante

ressaltar que, no cadastro dos cartórios extrajudiciais, exigido pelo CNJ desde

2008, não existem os cartórios supostamente da responsabilidade do Sr. Paulo

Risso. Por que será? Que obscuridades existem a impedir que ele cumpra as

exigências formais do CNJ? Medo? Porque, mesmo assim, o TJMG ainda lhe

concede medalha?

http://www.cnj.jus.br/justica_aberta_extrajudicial/?d=consulta&a=consulta&f=formPrincipal

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/42863/tj-mg-corregedoria-outorga-comenda-especial

A Comissão Especial da Corregedoria, encarregada da escolha dos agraciados com a "Medalha

de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena", já definiu os membros a serem

condecorados no ano de 2008.

Dos Serviços Notariais e de Registro Carla Araújo Moreira Canuto, 2ª Tabeliã de Notas de

Diamantina e Paulo Alberto Risso de Souza, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, de

Andradas.

Entidades de Classes Cartorárias

É curioso observar como uma classe pode possuir tantas entidades representativas!

Por que? A quem interessa?

Analisando a data de criação de cada uma delas, podemos fazer algumas

considerações interessantes. A grande maioria foi criada após a promulgação da

Constituição Federal de 1988. Até aí tudo bem. Nada mais normal do que a

sociedade se organizar para defesa de seus interesses. O que chama a atenção é que

atualmente os nomes que compõem as diretorias são de um pequeno grupo. Grupo

esse que parece fazer um rodízio entre elas.

Outra coincidência, essa esperada, é que quase em sua totalidade, esse grupo é o

mais ameçado pelas mudanças trazidas pela constituição. Talvez isso explique as

suas estratégias de perpetuação no poder e para conseguir atingir os seus objetivos.

Essas estratégias normalmente vão em direção oposta aos interesses da população e

até mesmo da maioria da própria classe.

A nossa classe vinha de um regime que, de certa forma, nos fazia considerar

devedores de um favor, trazendo uma insegurança constante de que a qualquer

momento esse favor poderia acabar - o que realmente se deu com a Constituição de

1988 e posteriormente com a instituição das gratuidades. Com isto ficamos

vulneráveis e fragilizados.

Estava dada a condição de criação de entidades que, de certa forma, vendiam

proteção. Como as benesses não vinham mais do Poder Executivo, e as relações

passaram a se dar em âmbito formal /legal, era urgente angariar partidários da

causa junto ao Poder Legislativo. Como ao longo do tempo a população passou a

encarar a atividade cartorária da forma mais pejorativa possível, os únicos

parlamentares dispostos a comprarem a causa, o faziam nas sombras e a custo

muito elevado. As manobras nas Assembléias eram delicadas, demandando muita

experiência política e conhecimento da máquina administrativa.

Então, com o tempo, criou-se uma relação promíscua entre entidades, legisladores

e Judiciário. Este, em última instância, fiscaliza a atividade e tem nela uma fonte

tremenda de recursos financeiros (taxa de fiscalização judiciária). Todos os

movimentos que foram feitos para mexer nesta taxa, sempre tiveram forte reação

dentro do Judiciário. Ou seja, a mensagem era e é : mexam no preço público final,

mas não interfiram na taxa de fiscalização. Chegou-se ao absurdo de ocorrerem

ameaças veladas de efetiva fiscalização retaliatória.

A criação do CNJ, interferiu radicalmene nesse cenário, introduzindo um novo

componente que, paradoxalmente, é visto pela classe como uma fonte de possíveis

problemas e não como uma instância de soluções e segurança jurídica.

As regulações criadas pelo CNJ fizeram que ficasse mais urgente a criação de

mecanismos que garantissem o “ESQUEMA”. Por isso a urgência na tramitação da

PEC 471 e outras tentativas que estão em curso, incluindo a criação do fundo

nacional.

Com a PEC fica garantida a permanência na classe das diretorias atuais.

Mas

não deve ser esquecido que conseguir manter o cartório, não é o objetivo final

desses senhores. Muitos respondem por cartórios médios ou pequenos. O objetivo

final é outro.

Uma leitura atenta da movimentação destes membros indica a sua constatnte

infiltração junto aos TJ’s e na definição de políticas públicas. Chega-se ao cúmulo

de introduzir, nas Comissões Examinadoras de concurso para cartório, interinos

irregulares, como está acontecendo no concurso em andamento no TJMS.

No nosso caso (MG), o presidente do RECIVIL, foi candidato a deputado estadual

por duas vezes e elegeu o deputado Miguel Martini como deputado estadual e

atualmente como deputado federal. Obviamente com o dinheiro e o voto da nossa

classe.

Na criação de todos os fundos que estão sendo propostos, é notório o desejo de

criar mecanismos que permitam o melhoramento da classe. O modelo mineiro

mostra que esse é o caminho das pedras. A esse título cabe qualquer coisa, mas, o

que fica esquecido é que estamos falando de um FUNDO DE COMPENSAÇÃO e

não de uma cooperativa de classe. Na verdade, não se busca melhoramento algum.

O ganho é político na distribuição de migalhas e nas vantagens das contratações.

Viajar a Brasília para reuniões políticas é melhoramento da classe. Financiar

compêndios para o TJ é melhoramento da classe. Pagar congressos em outros

estados é melhoramento da classe. Contratar empresas para oferecer, via entidade,

serviços e equipamentos, é melhoramento da classe. Não se nota em momento

algum o desejo de proporcionar melhor renda para aqueles desfavorecidos (sim

existem em MG colegas que dependem de complementação de renda para ganhar

R$800,00 reais) adquirirem por si próprios o que é necessário.

Por isso os fundos de compensação são necessários para o “ESQUEMA”. A isso o

modelo mineiro, que não tem fiscalização e regras rígidas de aplicação dos

recursos se presta. Um item importante para dourar a pílula, fazer eco junto ao

Executivo e levantar a bandeira do sub-registro e de ações sociais. Não deveríamos

estar melhor equipados e preparados para tanto? Porque um fundo de compensação

deve levantar essa bandeira? Mas uma vez, o modelo mineiro. Mais uma vez

esquece-se de que estamos falando de um FUNDO DE COMPENSAÇÃO. Se há

sub-registro, ou é porque o serviço registral não está sendo bem prestado ou é

porque há políticas públicas falhas. Em nenhum dos casos esse problema compete

aos FUNDOS DE COMPENSAÇÃO.

Mas, o “ESQUEMA” não desiste nunca. Está em curso uma festa de criação de

fundos, sempre com os mesmos protagonistas.

Apenas como exemplo, vejamos os primeiros atos dessa festa – os grifos e os

comentários em vermelho são nossos :

Primeiro Ato -

Carta de Maceió

Maceió, aos 7 de novembro de 2008.

Os presentes ao Primeiro Encontro Brasileiro dos Fundos Especiais para o Registro Civil,

conjuntamente manifestam sua intenção de verem implantados, em todo o Brasil, os

sistemas de compensação da gratuidade do Registro Civil, bem como verem efetivadas

ações sociais para erradicação do sub-registro no país

(este papel é dos cartórios e

não dos fundos)

.

Para que isso realmente ocorra, assumem o compromisso de, também conjuntamente,

encetarem esforços no sentido de:

1.

estimular a criação de fundos especiais para o registro civil em todos os Estados,

conferindo-lhes

plena autonomia administrativa e financeira

(não seria correto regras

claras e segurança jurídica?)

;

2.

promover a estruturação do Fórum Nacional dos Fundos Estaduais para o Registro Civil,

cuja criação foi aprovada pela unanimidade dos presentes a este encontro;

3.

estabelecer uma pauta de reuniões periódicas do Fórum Nacional para aprofundar

conceitos e discutir acerca de procedimentos relacionados ao sistema de gratuidade do

registro civil;

4.

postular junto aos Poderes Estatais no sentido de adotarem medidas eficazes para

compensar, inclusive com recursos do orçamento estatal, os atos de cidadania praticados

em nome dos atos gratuitos em sede de serviços notariais e registrais;

(frontalmente contrário à

lei que criou a gratuidade. Ou seja, a mamadeira deve ser estatal)

5.

orientar os Fundos Estaduais para a adoção de campanhas direcionadas à eliminação do

sub-registro

;

(o correto não seria orientar os cartórios, já que registrar é a sua função precípua?)

6.

estimular as entidades representativas de classe (ANOREG, ARPEN, Fundos Especiais e

outras) a assumirem parcerias com os Tribunais de Justiça no sentido de tornar efetiva a

erradicação do sub-registro, o que se fará, também, com o aporte de recursos dos Fundos

Especiais para o Registro Civil;

(legalizar a injeção de recursos junto aos TJ’s)

7.

celebrar parcerias com Bancos, Empresas Privadas, Órgãos, Entidades e Municípios no

sentido de implementar medidas para aumentar a prática de atos de cidadania;

(mais uma

mamadeira genérica. Observem que a parcereira não é dos cartórios e sim dos fundos)

8.

adotar medidas no sentido de padronizar os procedimentos para rateio dos recursos dos

Fundos para o Registro Civil e programas para a emissão das respectivas certidões;

9.

divulgar a prática dos atos de cidadania e da relevante função social dos registros civis;

10

. aprofundar estudos sobre técnicas e boas práticas para reduzir os índices de fraude,

inclusive com a adoção do papel de segurança em todo país;

( em MG o papel de segurança tem de

ser comprado do RECIVIL, que inclusive leva comissão)

11.

recomendar a adoção de selos de fiscalização para fins de controle e de arrecadação, de

modo que deve ser amplamente difundida e aplicada pelos Fundos para o Registro Civil;

(apenas lorota, por

12.

propugnar para que no órgão gestor de cada fundo se faça presente registrador civil, de

preferência cabendo-lhe a presidência da entidade gestora;

13.

desenvolver gestões junto aos Tribunais de Justiça do País, ao Conselho Nacional de

Justiça e a outros órgãos para que os registradores de registro civil sejam dotados das

mínimas condições materiais e humanas necessárias ao seu pleno funcionamento

.(a renda

míniam em MG é de R$ 800,00, e sobram R$ 4.000.000,00 mensais no fundo.

Segundo ATO - Segundo Encontro Brasileiro de Fundos Especiais para Registro Civil

Carta de Curitiba – PR

Curitiba, aos 03 de abril de 2009

Os presentes no Segundo Encontro Brasileiro de Fundos Especiais para o Registro Civil, manifestam a

sua intenção de implementarem e verem efetivadas as seguintes ações em todo o Brasil:

INFORMATIZAÇÃO (ITEM PRIORITÁRIO)

Aprovado que é atribuição dos FUNDOS provocar e auxiliar na informatização dos ofícios deficitários em

conjunto com os Institutos de Registro Civil.

AÇÕES PARA ERRADICAÇÃO DO SUB-REGISTRO

Aprovada a realização de serviços itinerantes, com a colaboração dos estados que já desenvolvem essas

ações na orientação e indicação da sistemática de funcionamento.

MELHORIA DO FUNCIONAMENTO DOS FUNDOS JÁ CRIADOS

Ficou definido que deverá ser buscada a individualização da situação dos FUNDOS em cada estado para

apresentação em próxima reunião;

AÇÕES DE INCENTIVO PARA A CRIAÇÃO E/OU DESENVOLVIMENTO DOS FUNDOS EM TODOS OS

ESTADOS

Sugestão de MG: será apresentado o estudo para proposta de alteração da lei 10169, a ser divulgado

para análise.

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

Ficou definido que cada estado deve fazer a sua divulgação em relação ao apoio a cidadania, bem

como a do FORUM .

CRIAÇÃO DE UM FÓRUM NACIONAL DE FUNDOS ESPECIAIS

Por sugestão do Dr. Jose Cícero Alves da Silva (Juiz de Direito de Alagoas):

O Fórum deve ser Independente da ARPEN, com diretoria e administração próprias, sem personalidade

jurídica. Por sugestão do Dr. Orlando Rocha Filho:

O presidente do Fórum deverá ser ligado a um

Fundo que custeará a despesas do FORUM

( Advinhem que será o mantenedor – grifado no item a

seguir

)

DEFINIÇÃO

:

Aprovação da criação do FORUM Nacional dos Fundos Especiais de Apoio ao Registro Civil (FONAFERC),

assim constituido:

MG (Presidência – Paulo Risso)

PR (Vice-presidência – Robert Jonczyk)AL (Secretário –

Orlando Rocha Filho) Por sugestão do Dr. Arion Toledo Cavalheiro Júnior, foi aprovado que os estados

que compuseram a primeira diretoria do FÓRUM, possam indicar seus representantes na diretoria, que

podem ser substituídos dentre os do mesmo estado; A Sugestão de Regimento interno do FÓRUM deverá

ser apresenta na próxima reunião.

Infelizmente, este documento não pode ser assinado no presente momento, em

virtude de ameaças que têm sido feitas a quem não quer participar do

“ESQUEMA”. Mas, todas as afirmações são públicas e podem ser comprovadas.

Acreditamos que os link’s citados serão bloqueados, porém, todos foram

devidamente copiados e documentados via ata notarial.

PS: Segundo informações cifradas, enviadas pelo “ESQUEMA” a PEC 471 já foi

devidamente negociada e será aprovada. Pairam incertezas quanto ao

comportamento do STF.

3 comentários:

Anônimo disse...

Maria Bonita
Não podemos esquecer dos names... não podemos deixar tamanha injustiça ser cometida..o cartório tem de ir pra concurso

Anônimo disse...

MARIA O CONCURSO DE REMOÇÃO DO PARANÁ TEM QUE ANDAR URGENTE, OS DESIGNADOS ESTÃO FICANDO FORTE JUNTO AO CNJ, TUDO COM O INTUITO DE FICAREMN MAIS TEMPO Á FRENTE DAS SERVENTIAS, MAS O CNJ, AINDA NÃO PERCEBEU A MANOBRA DELES E SUSPENDEU O CONCURSO DE REMOÇÃO NO PARANÁ, QUE O SEU PROSSEGUIMENTO FOI DECIDIDO PELO OE DO TJ/PR.
ESTAMMOS PERPLEXOS COM A DECISÃO DESTE ÓRGÃO QUE É APENAS ADMINISTRATIVO E LAMENTAVELMENTE ESTÁ INTERFERINDO NAS DECISÕES JUDICIAIS

Anônimo disse...

maria o cnj precisa urgente tomar uma medida para tirar das seventias os designados, estão atrapalhando os concursos em andamento, vejam o caso do Paraná, uma designada que arrecada 70 mil reais por mês conseguiu junto ao CNJ, suspender um concurso inteiro de remoção, tudo em benefício próprio... E o CNJ SUSPENDEU...