Páginas

A proposta do conselheiro José Lúcio Munhoz tem beneficiários certos – setores da magistratura incomodados com a perda do controle de uma situação que lhes era amplamente favorável.

Conselheiro fala sobre papel e importância do CNJ

……………………

Conforme o conselheiro Munhoz, o CNJ é um órgão que faz parte do Poder Judiciário e tem como objetivo auxiliar os trabalhos realizados pelos Tribunais de Justiça de todo o país e integrar o trabalho das unidades. “Evitamos que os tribunais sejam ilhas isoladas, possibilitando uma integração das práticas e experiências. Antes, tínhamos um juiz recluso, distante da sociedade. Ora temido, ora idolatrado. Isso provocava um distanciamento e estamos tentando mudar essa realidade. Os juízes não devem ver o trabalho do CNJ com estranhamento”.

O CNJ existe há sete anos e atua com foco na reformulação de quadros e meios no Judiciário, sobretudo em relação ao controle e à transparência administrativa e processual. O CNJ foi instituído para atender a Constituição Federal, nos termos do art. 103-B. A atuação do órgão abrange todo o território nacional, mediante ações de planejamento e voltado à coordenação, ao controle administrativo e ao aperfeiçoamento do serviço público na prestação da Justiça.

“Vivemos em um país democrático, onde a população paga pela prestação de todo serviço público do Brasil. Os cidadãos têm o direito, o dever de saber o que está sendo feito e a transparência garante essa prerrogativa à sociedade. Mas é preciso entender que o CNJ não veio para punir ninguém, somos parte do Poder Judiciário. Apenas coordenamos os trabalhos propostos pelos próprios tribunais”, ressaltou.

………………………….Leia mais>>

 

Gazeta do Povo

………………

O juiz José Lúcio Munhoz, recém-empossado conselheiro do órgão, apresentou aos demais 14 membros a proposta de impedir que o conselho instaure processos contra desembargadores ou juízes. Caso essas articulações ganhem força, o CNJ só poderá abrir processos a pedido do tribunal de origem.

A proposta de José Lúcio Munhoz atende a interesses corporativos defendidos por setores do Poder Judiciário, que consideram existir uma interferência indevida do CNJ nas atribuições dos tribunais. Até a criação do conselho, em 2005, muito dificilmente denúncias de irregularidades acabavam resultando em sanções contra magistrados. Com a instalação do órgão, esse quadro mudou. O CNJ passou a instaurar processos disciplinares contra juízes e desembargadores em casos de denúncias de cometimento de irregularidades. ………………

Impedir o CNJ de instaurar processos administrativos contra magistrados fará o Brasil retornar ao quadro institucional vigente antes de 2005, no qual imperava o corporativismo e a impunidade dos excessos cometidos por juízes. É por demais evidente que isso não interessa à sociedade brasileira. Dada a ineficiência dos tribunais locais em aplicar sanções aos magistrados que cometem violações funcionais, o CNJ surgiu no cenário da Justiça brasileira como uma fonte garantidora do bom funcionamento do Judiciário.

A proposta do conselheiro José Lúcio Munhoz tem beneficiários certos – setores da magistratura incomodados com a perda do controle de uma situação que lhes era amplamente favorável…

…………..Leia mais>>

3 comentários:

Anônimo disse...

COMO ESSE SENHOR MUDA DE IDEIA RÁPIDO NÃO?

Anônimo disse...

tia,vi um pca teu lá no cnj, e percebia que falavam de carros gol, clio, e outros "populares", me diga voc já viu algum desembargador andando com alguns desses tipos de carros?

se bem entendei o que voc pediu explicações sobre a compra dos super carros PARA os desembargadores, não era?

khfouri, vá tentar dá migué em outras bandas, que por aki, a tua bata tá assando!!!!

ademais meu filho o povo que tá por ai no tri do alfavile tem mais é que dar contas do que anda fazendo,.....vai ter que dar duro sim, é o cidadão que cobra!! e, a voz do povo é a voz de DEUS, e, tem mais eu nem falei com o Hapnerm isso é um dito popular, mas temos outro que foi dito pela Ministra, o cidadão é o patrão da administração e, deve dar contas do que faz,

GOVERNO É O POVO, SEM POVO NÃO É GOVERNO , NEM PAGAMENTO PRA DESEMBARGADOR,...ESSE DITADO É MEU!!!

Anônimo disse...

TIA, EU QUERIA SABER SE PODERIAMOS TER UM SO CONSELHEIRO, ASSIM COMO O DR. JORGE HELIO,....OHHH PESSOINHA MARAVILHOSA QUE SABE O QUE DIZ, FAZ E ARGUMENTA!!!

MAS AINDA SALVAM-SE MAIS ALGUNS OUTROS,,,,,,,,MAS ASSIM .....BEM A DEDO!!