Páginas

CARTÓRIO ARION CAVALHEIRO - HISTÓRICO

O município de Francisco Beltrão foi emancipado pela lei 790 de 14/11/51. O Fórum e os cartórios extrajudiciais, porém, foram instalados em 14/12/52. Inicialmente, o Cartório de Registro Civil era anexado ao Cartório do Crime e tinham suas instalações junto à Prefeitura Municipal e ao Fórum da comarca. O Cartório de Registro de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas era anexado ao Cartório de Registro e Imóveis e posteriormente, ao Tabelionato de Proteste de Títulos e Documentos.
Anos se passaram até que, em 06 de Janeiro de 1966, o Prédio da Prefeitura, Fórum e Cartório de Registro Civil foi totalmente destruído por um incêndio, não restando nenhum documento que lá se achava arquivado.
No ano de 1967, Arion Toledo Cavalheiro, filho do pioneiro Júlio Assis Cavalheiro, nome da principal avenida do município de Francisco Beltrão, assumiu por 32 anos o Cartório de Registro Civil, até que em um acidente automobilístico no ano de 1999, veio a falecer deixando muitas saudades e muitos amigos.
Em maio de 1999, após o seu falecimento, seu filho Arion Toledo Cavalheiro Júnior, na época seu funcionário, assumiu o Cartório e o conduz até o momento presente.
Na data de 10/07/2000, o Cartório de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas foi anexado ao Cartório de Registro Civil. O oficial busca trazer para o serviço registral uma visão mais empresarial, modificando e modernizando, a cada dia, todos os serviços prestados, oferecendo maior agilidade, praticidade e facilidade a todos os usuários de seus serviços.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

PS: Coincidentemente o  filho Arion Júnior, faz concurso para

este mesmo cartório que era do pai dele e passa em 1º

Lugar…..estranho, muito estranho! Principalmente com a

Banca examinadora e outros ‘quetais’ duvidosos,

escandalosamente duvidosos……

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom, cara Maria Bonita, se você já estranhou essa situação imagine eu que prestei esse concurso. A prova foi feita sob encomenda chegando ao requinte de pedir informações que só quem tivesse decorado o CODJ saberia ou o candidato classificado em 1º lugaqr e atual "dono do cartório" poderiam saber. Só para se ter uma idéia pediram na prova subjetiva se haviam sido criados ou extintos distritos judiciários na Comarca de Beltrão com a reformulação do CODJ e quais seriam eles. Isso é necessário para quem vai administrar o registro civil? Isso demonstra saber jurídico ou uma predileção em favorecer certo candidato (vc deve saber quem). Por essa e outras (além da puxação de saco do nosso agraciado com o 1º lugar por todos os integrantes da banca) posso afirmar com certeza que o concurso foi de "uma transparência descomunal" e "sem qualquer favorecimento pessoal".
Será que um dia irão moralizar os concursos para a atividade notarial e registral???

Anônimo disse...

Com grande experiência em participação em concursos cartoriais , além da prática profissional que eu já tinha, tive que estudar exaustivamente assuntos e legislações pertinentes a atos cartoriais (termo da época) que logicamente sempre foram e são úteis para aprimoramento profissional, mas além de tudo, tive que "decorar" na íntegra todo o CODJ do Paraná, visto que, nas provas era costume perguntar quais os distritos de um determinado Município, ou quantos Municípios faziam parte da Comarca tal, e em que época ela foi criada, etc... Claro que eram pegadinhas, né... Mas na época , além dos estudos sérios que muito me auxiliaram, e que mantenho o costume de procurar continuar sempre atualizado, nunca utilizei para nada as decorebas do CODJ, salvo para, em viagens de férias, saber exatamente ao ver uma cidade, quais seriam os distritos próximos, os municípios vizinhos, etc., mas enfim, o objetivo do concurso não era a contratação de caminhoneiros de entregas . Outra questão que caia muito era a data de emancipação política de municípios do Estado do Paraná, nome de Prefeitos, datas de criaçao de Comarcas, etc., que também me vi obrigada a decorar e que felizmente já esqueci,pois quando usaria tais conhecimentos em conversas com demais colegas de profissão ou usuários de serviços de cartorios? Me chamariam de demente. Mais um fato que sempre me chamou a atenção. Os aprovados sempre eram parentes dos antigos titulares, ou de pessoas do Fórum, ou de autoridades da Capital do Estado. Coincidências?????????? E sempre sabiam responder as perguntas similares a mencionada pelo anônimo das 08:00 horas. Será que os aparentados dos ditos importantes nas horas de lazer tem por hábito decorar código de normas , quem sabe até mesmo listas telefônicas ????????? Dúvidas, dúvidas e dúvidas..........

Anônimo disse...

Bonitinha- VC já leu a Gazeta do Povo de hoje? Parece que alguns serventuários da justiça e membros do judiciário não estão na maior harmonia . Seria porque a questão envolve-se valores? Ou é apenas vocação para atuar em determinado Cartório?

Anônimo disse...

Será que o Peluxinho também não participou deste concurso de Francisco Beltrão? Ou elaborou as provas? Porque ele é tão afixionado por endereços de usuários de serviços de cartorios, que tem em sua sala, mapas,listas de endereços, programas de computador , etc., e dizem que, ele faz isto porque senão fiscalizar os endereços dos usuários dos cartorios para saber se vão ao cartorio certo, os cartorarios seus amiguinhos não teriam um cliente porta adentro. Quem não tem competência para angariar cliente, tem que pedir ajuda ao Juiz de estimação, né vavazinho?????????