Páginas

O que é corrupção?


“Corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.

A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.”

Publicado por: Eduardo de Freitas em Geografia humana

 

A corrupção no Judiciário

Benedito Calheiros Bomfim


É natural que todas as associações e instituições humanas apresentem falhas ou distorções. Mas aquela da qual se espera menos imperfeições é a da magistratura. Ao optar por essa nobre carreira, o candidato está ciente de que a Lei Orgânica da Magistratura exige do juiz que mantenha “conduta irrepreensível na vida pública e particular” e que lhe é “vedado freqüentar lugares onde sua presença possa diminuir a confiança e a consideração de que deve gozar o magistrado, ou possa comprometer o prestígio da Justiça”. Para a investidura no posto de Ministro do STF e do STJ, a Constituição requer do candidato “notável saber jurídico e reputação ilibada”.  No ato da posse, em todos Tribunais Superiores, o empossando jura, em sessão solene, “bem cumprir os deveres do cargo, de conformidade com a Constituição e as leis da República”

Vivemos uma época de desmascaramentos, seja político ou social

Quando uma instituição como o TJPR continuam a distribuir cargos, cartórios como sempre fez no passado, é pedir para ser enquadrado na mesma onda de purgação contra a corrupção das grandes manifestações que vemos hoje por todo o país.

Não pensem o TJPR, STJ, STF, CNJ, que não serão atingidos e chamados a explicar  seus atos e negligências, tudo a seu tempo.

Recebí esses questionamentos abaixo, que também são meus, como não vê-los dentro deste caldeirão de corrupção? Há alguém dessas instituições que poderiam nos explicar a legalidade destes concursos de cartas marcadas?

                                                                                                      Maria Bonita

 

Anônimo disse...

Regina, saiu o relatorio com os nomes no concurso de remoção pra cartorarios.
Como esperado amigos do rei em peso.
e agora?

01 abril, 2015 09:11

Me mande a lista, por favor.

Anônimo disse...

Lembrem se da imprensa esse e o momento certo, eles querem noticias.Mandem a estória para a imprensa.

Realmente, precisamos de visibilidade.

02 abril, 2015 14:30

Anônimo disse...

O que? Isso merece uma grande revolta e denuncia ao CNJ, e inclusive informando os que sera feito uma denuncia ao PGU, porque parece esta fechando os olhos para esse tipo de fato, portanto, crime, improbidade administrativa, nao se pode fechar os olhos inclusive para o proprio concurso em si.......temos que reagir.......chega de palhaçada nesse TRIBUNAL DO PARANÁ, que vergonha.......

Temos que reagir, sózinha não posso fazer muito….

03 abril, 2015 17:04

 

Anônimo disse...

Regina,....loucura, fui ver a lista de remoção, o que e aquilo, pra fazer concurso entao? De onde a Monica filha do desembagador veio? E, nao tinha um la que voce bateu forte, o tal Mauroney era substituto, e foi removido, pelo amor de Deus, onde estamos tem que trazer isso de novo, contar quem e quem , perguntar que precisa uma pericia, nao so das provas mas principalmente das provas e de quem era da mesa, esse seu amigo, ta metido no meio disso, ali e tudo politico, voce sabe.....vai fazer alguma coisa?

Acabou o tempo de ficarem  escondidos, me expus e briguei sózinha por anos, agora espero a ajuda de quem se interessar!

03 abril, 2015 17:24

 


 

3 comentários:

Anônimo disse...

Continuar, continuar sempre, a lista voce acha no site do tj, la no fim do edital, agora pergunto, qual foi o concurso que a monica fez pra pri eiro registro de imoveis, eu tenho pra mim, que foi tipo o do mocinho de ponta grossa, so eles sabiam, sera que isso e habitual, e agora removida?

Anônimo disse...

Tive uma ideia, nao sei se não seria absurda, veja fazer uma carta pro CNJ, porem, uma pra cada Conselheiro, e como eles podem fazer ffiscalização de oficcio, penso eu que alem de dizerem que a Min. Andrigh e muito dura, creio que daria algum resultado, claro informando que a materia ira pra imprensa, basta relatar alguns dos fatos absurdos desse tribunal, um a um. Tenho que algum deles ficaria no minimo curioso.

Anônimo disse...

Bom... seguindo a linha... acho que tem juizes que colaboram ou assinam, algumas de muitas besteiras que alguns promotores cometem. Veja o Comentário de um jornal: “Vejamos o caso Receita Estadual de Londrina: uma das buscas e apreensões realizadas pelo GAECO na sede desta delegacia fora efetuada com respaldo em laudo equivocado elaborado por dois “Auditores” do MP que consideraram como planilhas de corrupção as planilhas utilizadas pelos Auditores Fiscais, no período de 01/11/2014 a 12/12/2014 quando do esforço concentrado (autorregularização, REFIS, cobrança de devedores de IPVA, cobrança de ITCMD com base em convênio com a SRF, etc.) para arrecadar fundos para o pagamento do 13º do funcionalismo no final deste ano. Algumas destas planilhas continham colunas com os títulos ?Total sem benefício?, ?Potencial? e ?% dispensado?. Os Auditores do MP, equivocadamente, consideraram o ?potencial? como arrecadação efetiva ao Estado e ?% dispensado? como o valor da propina dividido entre Auditores Fiscais e empresários. Inconcebível! ? O Delegado Regional de Londrina em entrevista à TV Tarobá/Londrina esclareceu tal fato, só que, a imprensa não deu ênfase a tal esclarecimento, nem mesmo o MP falou algo sobre. Com base neste laudo foi que o MP declarou que os prejuízos somavam a R$ 500.000,000,00 de reais. Nada mais surreal, pois que, tratavam-se de planilhas de trabalho efetivo e não de corrupção. Ficou o fisco, sobre tal fato, indefeso, já que, a apresentação de tais planilhas importa em quebra de sigilo fiscal. É só entrevistar o Delegado Regional que este esclarecerá novamente. O ?% dispensado? das planilhas trata-se de dispensa legal à vista do REFIS do ano passado, com lei votada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador do Estado. Lamentável que isso tenha ocorrido".

leia mais: https://santodebarro.wordpress.com/2015/04/11/incompetencia-ou-abuso-gaeco-londrina/

Mas.. e os juízes? Leem antes de assinar??? São tantas mazelas, em todos os sentidos, que fica a pergunta: Há esperança para a Justiça Brasileira???