Páginas

Recebi uma gravação, de uma conversa entre um Escrivão e uma Juiza, de uma Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, da qual transcrevo algumas partes. (assim que receber o restante dos documentos, darei nomes aos outros bois)

2ª parte da faxina será com SOM E IMAGEM!

image

Escrivão G – O que que houve com a gente, Drª Juiza M?

Juiza M –Pois é, tá esse “PANDEMÔNIO” aí, e eu liguei prá Corregedoria, e eu falei com o Desembargador Tadeu e ele disse que pelo menos até terça-feira prá evitar maiores tumultos, porque ele não tá na Comarca,tá em Telêmaco Borba.E é para Sicrano e Beltrana não irem no cartório prá evitar esse ......esse transtorno todo que tá acontecendo

EscrivãoG –Mas o que que está havendo, não tá acontecendo nada.

CC Pois é, Escrivão G, mas é essa a orientação que a gente tem....eu gostaria que cumprisse porque....olha, o que eu vi hoje lá é....é....sabe....eu passei mal.....fui pro hospital até....to em casa até agora...

Escrivão G – Nossa Senhora!!!

Juiza M - Eu não...

Escrivão G – Mas o que que a senhora ouviu?

Juiza M – Eu ...eu....não tenho nada a ver com isso.....sabe....eu.....eu....o único envolvimento meu é por causa da Direção do Fórum.....porque eu não queria essa Direção do Fórum justamente para evitar esse tipo de coisa.....eu não tenho nada a ver com a briga.....falei isso pro CORREGEDOR, sabe não quero me envolver, o único envolvimento meu é com a Direção do Fórum......daí ele falo: Olha Juiza M, você pede pro Sicrano e Beltrana não irem no Cartório até 3ª feira porque daí eu posso estar aí na cidade e eu posso resolver....então prá evitar esse tumulto todo, então espera ele

Escrivão G – Até aí tudo bem.

Juiza M – Mas......sabe, eu acho....Escrivão, que o Sicrano e a Beltrana....deviam....conhecem a JUIZA “A” (descontrolada e ébria)...sabe, não enfrenta, não afronta.....sabe.....quanto mais faz isso pior fica.... ......... ( como assim, então funcionário tem que ser pisado por juiza ÉBRIA e, ficar quieto?)

Escrivão G – Mas eles não enfrentaram, foi ordem do Dr. Fernando Prazeres....pediu que fosse feito todos os processos que estavam conclusos.

Juiza M – Porque ele escolheu só sentença, Escrivão G?

Escrivão G – Porque foi, era sentença.

Juiza M- Não, não foi! (como ela tem certeza, ela não estava junto!)

Escrivão G – Ele falou na minha frente o Dr. Fernando...eu estava lá.

Juiza M – Ele mandou fazer carga de tudo! (ei, mandou ou não mandou...)

Escrivão G – Não,mandou fazer primeiro de sentença!

Juiza M – Ele mandou fazer carga de tudo....eu falei.....eu...eu....o Desembargador Tadeu falou prá mim....ele falou assim: eu mandei fazer carga de todos os processos.... ..... ( agora ela fala que mandou fazer de tudo, claro que eram também as sentenças......ué, uma hora tinham que ir as sentenças , ou não?)

Escrivão G – Mas nós não falamos com o desembargador, Drª Juiza M.....nós falamos com o Dr. Fernando dos Prazeres.

Juiza M – Ham...ham...

Escrivão G – E ele falou assim: Bom Sicrano, a tua nomeação está suspensa....pronto...e eu quero que você me faça uma coisa,você pega os processos que estão para sentença e faz carga para a Drª Juia “A” (a juíza descontrolada e ébria)

Juiza M – Pois é, mas porque que manda o Sicrano entregar,sabe,manda o Mauro, manda o Élio, manda a Gláucia,manda o Loro,manda qualquer um.....sabe.....prá evitar problemas.... ( afinal o Des. Não mandou ir tudo....tinha que ir tudo - ...... ah ,agora tem que ver quem vai levar porque a destemperada não quer trabalhar...tem que pisar em ovos..,sim porque se precisa ir na corregedoria pra poder levar os processos, porque a juiz preguiçosa não quer que leve os processos)

Escrivão G – Mas o Mauro foi com o livro antes....ele não fez....ele só fez carga....e nem foi falar com ela, ele nem foi falar com ela. (como, estava tirando o corpo fora, uma juíza diretora, sofrendo pressão de uma ébria)

Juiza M – Eu não sei, eu só vi quando estava aquele “PANDEMÔNIO” e eu não quero entrar nomérito....eu já liguei prá Corregedoria, falei com o Sicrano passei prá ele isso, falei: Ó Sicrano a coisa tá assim, assim, assim e eu to em casa, eu não to bem....de tanto que essa JUIZA “A” (a descontrolada e ÉBRIA) ME PRESSIONOU, hoje eu to assim, eu falei que não tenho condição de ficar no Fórum hoje.

Escrivão G – Então a senhora veja, veja que posição eu tenho que tomar....ela pegou e determinou que trocassem a fechadura do meu cartório. ....( o que? Juíza mandando trocar as fechaduras do cartório, onde é que estavam com a cabeça, então a ébria pintava e bordava e a diretora do Fórum se submetia???)

Juiza M - Ah, isso não fui eu. (sonsinha, né?)

Escrivão G – Não, só falta ela me pegar e me reter as custas,porque isso? Eu não fiz nada prá ela! (ELA É A JUIZA “A”, A Descontrolada e ÉBRIA)

Juiza M – Mas segunda feira vai ter uma posição sabe....

Escrivão G – Opior de tudoé que eu não fiz nada prá ela.....

Juiza M- É....

Escrivão G – É porque eu tive dois infartos que ela tá nessa aí....sabe, é difícil ....eu não to acreditando...eu não to acreditando....em trinta anos de cartório eu nunca vi isso, Drª M.

Juiza M – É, nem eu....eu também não quero ver.....sabe, não quero me envolver....não tenho nada, nada,nada a ver com isso (Uma Juiza, Diretora do Fórum,não consegue resolver os problema de dentro do Fórum? Estranho)....sabe, entrego a direção do Fórum para não me envolver.....eu não quer.....eu só pediria prá você.....não ponha lenha nessa fogueira que fica pior...... ( e cadê a responsabilidade do juiz?)

Escrivão G – Mas eu não ponho lenha na fogueira.....quem que tá pondo lenha na fogueira?

Juiza M – Porque....olha,o que eu vi lá hoje....foi horrível, Escrivão G, sabe, A Juiza “A” (A Juiza descontrolada e ÉBRIA) aos berros, aos berros no corredor.....sabe,uma coisa horrorosa, eu nunca vi uma coisa dessa. ( Ficou com medo de usar de sua autoridade como Juiza Diretora do Fórum para por ordem no recinto ou ficou com medo de uma juíza descontrolada por causa da bebida, estaria BEBADA a JUIZA “A” nesse dia?)

Escrivão G – Pois é....ela não tem condições de...de ser Juiza....me desculpe, Drª M.

Juiza M – Aí é difícil, Escrivão G...Nossa Senhora.

Escrivão G – Porque quem tá sofrendo é a senhora

Juiza M – É...eu fico entre a cruz e a espada....sabe, eu falei pro Desembargador: a situação tá difícil, tá insustentável, eu não tenho nada a ver com isso, sabe eu não quero me envolver. (ah...fica e.......quando convém.....)

Eu não tenho sabe,que defender nem um lado e nem ooutro.....(melhor fica em cima do muro)

Escrivão G – Eu só vou lhe perguntar uma coisa.....precisava pegar o Desembargador Tade.....pedir prá ele vir .........com os juízes.

Juiza M – Ele vai ter que vir... eu acho que na sexta ele vai.

Escrivão G – Ou determina que vá eu e os juízes como a senhora e a JUIZA DRª “A”(Descontrolada e ÉBRIA) prá para com isso.

Juiza M – É, não dá mais...

Etc.......etc...etc............

14 comentários:

Anônimo disse...

tia Re, o que que é isso? tá loco meu, tem disso no nosso podre judiciário,bem não era de se esperar menos, depois que assistimos do cnj,....juiz que não assume responsabilidade isso não seria novidade não é ?
eu to beje,.....juro, isso ai vai pro seu livro também,entaõ ela não quer se envolver, porque é diretora do forum então?

e juiz que dirige o forum não ganha um pouco mais pra ser diretor, eu heim,....to esperando pra ver isso ai, té titia,avise quando voce vai tocar essa gravação tá bom? fui.....

Anônimo disse...

Diga os nomes pra gente orar por eles ...

Anônimo disse...

Partindo para a criminalidade, hein, Maria ou Regina sei lá? Parece o PT, que gosta de fuçar a vida alheia ilegalmente.

Anônimo disse...

Extraído da Gazeta do Povo-

TJ do Paraná precisa de “choque de gestão”, diz Dipp
Gilson Dipp, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Publicado em 26/08/2010 | EUCLIDES LUCAS GARCIA
Prestes a deixar a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no mês que vem, o ministro Gilson Dipp afirmou ontem que o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) precisa de um “choque de gestão” para corrigir as 113 falhas identificadas na inspeção feita no Judiciário paranaense em novembro de 2009. Dizendo que considerou a situação do TJ-PR uma das piores do país, Dipp alertou para a necessidade de haver uma “mudança de mentalidade” em quem administra o Judiciário do estado, para que ocorra uma melhoria efetiva no atendimento ao cidadão. O ministro também destacou os problemas nos cartórios do estado, que se caracterizam, segundo ele, “pela delegação de um serviço público a um particular”.
De passagem por Curitiba para participar de uma palestra promovida pela seção paranaense da OAB, Dipp rebateu críticas à atuação do CNJ e as atribuiu a “quem tem de esconder alguma coisa”. Considerado o maior responsável por fazer valer a função do conselho de fiscalizar o Judiciário do país – que, antes, só estava no papel –, ele disse que deixa a função sabendo que a postura atual da entidade “é um caminho sem volta”. No lugar de Dipp, assumirá a corregedoria do CNJ a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça.

Anônimo disse...

Como o senhor analisa o grande número de irregularidades no TJ-PR?

Dipp-Nos causou surpresa por se tratar de um estado rico e desenvolvido. Esperávamos mais. Verificamos que há práticas consolidadas de pagamentos irregulares que já estavam inseridos no patrimônio dos servidores, problemas de gestão e em licitações. De fato, o TJ paranaense está entre os piores do Brasil, atrás, inclusive, de estados mais pobres do Nordeste. É preciso um choque de gestão e planejamento estratégico. Em primeiro lugar, as determinações [do CNJ para corrigir essas falhas] têm de ser cumpridas. Em segundo lugar, deve haver uma mudança de mentalidade, saber que um cargo de direção não é bônus de fim de carreira, mas um ônus do administrador, que terá de prestar contas. O Judiciário tem de estar voltado para políticas publicas; tem de pensar menos nas careiras e nas garantias da magistratura e mais nos serviços que pode prestar à população.

Anônimo disse...

E o TJ-PR vem cumprindo as 113 determinações do CNJ?
Dipp-O presidente do TJ-PR tem nos mandado informações a respeito de todas as determinações estamos acompanhando isso, mas o que queremos é que o tribunal cumpra essas determinações não para prestar contas ao CNJ, mas ao cidadão – a quem deve os seus serviços – e a si próprio – como órgão encarregado de administrar a Justiça no estado. O TJ tem de tem o dever de transparência.
O presidente do TJ-PR, desembargador Celso Rotoli de Macedo, reclamou que o CNJ teve oito meses para elaborar o relatório sobre a visita ao Judiciário do estado, enquanto o TJ teve apenas 30 dias para responder a boa parte das determinações.
Quando nós fizemos a inspeção, ela não se referiu apenas a processos, a atuação dos juízes, mas a todo o departamento pessoal, a todas as rubricas de pagamento, a cargos de confiança, a nepotismo, licitações, contratos. Nas audiências públicas, recolhemos todas as reclamações e cada uma delas tornou-se um procedimento que teve de ser juntado num relatório único. O CNJ não é uma máquina com 3 mil funcionários, nós temos apenas 85. Vamos fazer um relatório dessa importância e com tantas deficiências em dois meses? Os erros já existem há quanto tempo? Eles são novidade para o tribunal? Se nós levamos tanto tempo para fazer o relatório, é porque tinha muita coisa a ser relatada.

Anônimo disse...

E quanto aos problemas em cerca de 350 cartórios paranaenses que foram declarados vagos porque os responsáveis não assumiram por meio de concurso público?
Dipp-O CNJ determinou essa medida após fazer uma radiografia do caos do sistema cartorário no Brasil, no qual há a delegação de um serviço público a um particular e que estava sendo exercido de maneira não controlada pelos tribunais. O Paraná, assim como vários outros lugares, é um estado com irregularidades muito grandes, decorridas dessa atuação paternalista dos tribunais. Os inconformados têm todo o direito de recorrer da decisão.

Anônimo disse...

Como o senhor recebe as críticas, principalmente de magistrados, à sua atuação?
Dipp-É evidente que algumas reações aconteceriam, visto que alguns tribunais eram compostos por barões, duques, fidalgos e um rei que é o presidente; por pessoas que nunca foram fiscalizadas, que nunca prestaram contas e, agora, tiveram que prestar contas à sociedade. Claro que essa reação era natural, em alguns casos de cunho eminentemente corporativo.
""""""""Agora, quem reage é porque tem de esconder alguma coisa.""""""""""

Anônimo disse...

Qual o seu sentimento ao deixar a corregedoria do CNJ?
Dipp-Com muita satisfação, pelo avanço inimaginável que o Judiciário teve nos últimos anos. Um pouco frustrado por não ter podido realizar todas as aspirações da população e, também, um pouco surpreso porque as irregularidades não foram tão pequenas e pontuais como imaginei.
"""""""""Mas isso que o CNJ está fazendo é um caminho sem volta.""""""""""""""""

Anônimo disse...

Tia Regina- Como brasileiro, tenho muito orgulho por termos no CNJ uma pessoa como Dipp., que enfrentou lobys, iniciou mudanças em estruturas arcaicas mas enraizadas, e mostrou que através da ética e da justiça é possivel confrontar irregulartidades e grandes interesses financeiros ou excusos.
Tenho orgulho também da minha adorada tia, que também provou que qualquer cidadão brasileiro, pode , deve e consegue revindicar direitos, e efetuar transformações benéficas para a sociedade como um todo, e não benéficas somente para alguns privilegiados e apadrinhados.

Anônimo disse...

Aos colaboradores do Blog-
Nós nos sentamos, encaramos nossas telas e digitamos.
Todos nós desejamos saber tudo o que for possível.
Com nossos mouses vagamos por este blog, sites e chats, procurando algo ou alguém que tenha a nossa vibração.
Entre nós conversamos e digitamos nossas aflições,
formamos um pequeno grupo, acima de qualquer inimigo.
Esperamos que alguém digite nosso nome,quando clamamos justiça, ou desejamos o esquecimento, quando tememos algo.
Mandamos beijos e abraços e às vezes até sonhamos e idealizamos quem serão os demais participantes!!
Vamos ao nosso íntimo e nos revelamos, infelizmente sob o manto do anonimato.
É verdade, somos amigos, mas não sabemos porque!
Por que na tela somos corajosos?
Contamos segredos que nunca foram contados.
Por que compartilhamos pensamentos com pessoas que não podemos ver, como se fôssemos cegos?
A resposta é simples, límpida como cristal.
Todos nós temos problemas e precisamos compartilhar com alguém.
Não podemos falar para as pessoas reais, elas nos julgariam...
Assim, vamos ao computador, nele nós confiamos.
Embora pareça louco, a verdade permanece:
Todos que aqui acessam são nossos AMIGOS SEM FACE, estranhos sem nome, porém incrivelmente íntimos !!
Espero que logo chegue o dia em que todos nós consigamos erguer o véu que usamos , nos encontrar pessoalmente, ou nos identificarmos...
Será tão bom!
Quantas surpresas!
Descobrir participantes que podem sentar-se a nosso lado no local de trabalho, ou então aqueles que imaginavamos alheios a tudo que se passa...
Ou ainda, aqueles que desesperadamente tudo fazem para manter seus privilégios, temendo mudanças clamadas pela sociedade.
Interessante!
Como é a vida...Nunca me imaginei participando de um grupo assim, sem saber quem são meus colegas, mas sentindo-me bem, seguro, amparado e empolgado a incentivar outras pessoas a pleitear a justiça verdadeira, que todos almejamos...
É a modernidade!
E eu que não acreditava nestes blogs, agora sentado aqui, observo que através dele quantas conquistas já foram realizadas...Quantas opiniões foram formadas e reformadas...Quantos assuntos puderam ser debatidos...Quantas questões desconhecidas vieram a tona...
Enfim, justiça também é termos liberdade de expor o que queremos e o que sentimos.
E este blog, além de ser para mim uma terapia em grupo, também é um canal de esclarecimento, uma fonte de reflexão...
Ele nos mostra que por mais dificil que esteja a situação sempre existe um caminho, e que por mais longe que seja este caminho, para podermos trilhá-lo, somente dando o passo inicial.
E este passo inicial foi dado pela amiga Regina, e agora , somos muitos a percorrermos juntos esta longa jornada, e juntos somos mais fortes, um incentiva o outro, um dá sugestões ao problema do outro, e sei que, ao final de tudo, veremos as mudanças que tanto queriamos ver acontecer, mas que achavamos impossivel acontecer porque ninguém nos tnha ensinado a dar o primeiro passo.
Obrigado colegas!
Obrigado Regina!
É tão bom caminhar ao lado de pessoas mesmo que sem rosto , mas com quem sabemos que temos laços de afinidade que são diariamente reforçados por ideais nobres e verdadeiros...

Maria Bonita disse...

Ao ANÔNIMO de 26 Agosto, 2010 10:42
Para eu partir para a criminalidade vc teria que me dar um emprego no TJPR....(é onde vc "trabalha"?).

E quanto a "FUÇAR" a vida alheia ilegalmente...só "FUÇO" a VIDA PÚBLICA DOS SALAFRÁRIOS.

PS: Estou chegando muito perto de você?

Anônimo disse...

nem seria preciso dizer ao anonimo que falou da criminalidade que, poderia muito bem dormir sem essa!

acontece que,como disse o Min.Dipp,os Tribunais e os magistrados, nunca foram fiscalizados, é bem por isso cometiam as barbaridades como esse post da conversa da juiza com um escrivão, era a certeza da impunidade, porque que é que a diretora não tomou providencia? pelo corporativismo,só pode! se ela viu ou ouviu a outra berrando deveria ter tomado atitude! não o fez, se OMITIU, mas no final do mes recebia seus "proventos", bem bunitinho!

era a certeza que lhe dava a LOMAM, o entulho da ditadura, segundo o Jurista Tecio Llins e Silva,por isso agiam como agiam, eram e, são corruptos, só que hoje não escapam mais, e, aliás onde há corruptos, há sempre um corruptor, não é Maria? haja vista aquelas contas de luz e agua, de uma juiza,tambem, com um cartorario, engraçado parece que só as mulhers (juizas)cometem essas irregularidades? o usso do poder para se beneficiar....

mas, não irão mais escapar porque o CNJ do Dipp,não vai deixar barato, e é, bom lembrar senhor anonimo ofendido, ainda é tempo de punição, nesses casos, poderá vir ainda, quem sabe?

a lei dispõe......que essa juíza ainda pode ser chamada as falas!

e a outra também, vai que a Maria resolve.........

Anônimo disse...

EI, BONITINHA, TO DE VOLTA, FAZ TEMPO.....MAS CHEGUEI...TO VENDO QUE AS COISAS NÃO MUDARAM NADINHA!

AO QUE PARECE VOCE AINDA TEM MUITO TRABALHO, NÃO?

SE A COISA AINDA TÁ DESSE JEITO NEM O DIPP CONSEGUIU AJEITAR, ENTÃO, COMO ELE MESMO FALOU, TEM MUITO CHÃO PELA FRENTE- UM CHOQUE DE GESTÃO- E DE VERGONHA NA CARA!

COMO É POSSIVEL, ESSA SENHORA JUIZA DIZER QUE NÃO TEM NADA COM ISSO TÁ FAZENDO O QUE ENTÃO, POR LÁ? OU ELE ESQUECE QUE TÁ NA FUNÇÃO DE MAGISTRADA, E QUE O JUIZ NÃO TEM VONTADE, DEVE CUMPRIR O QUE DETERMINA A LEI.

ADEMAIS,COMO DISSE O DIPP, OS MAGISTRADOS USAM MUITO O "SPRITIS CORPIS", OU SEJA, ESPIRITODE PORCO, ..OPS,......ESPIRITO DE CORPO.....DO TIPO QUE FOI USADO COM O "JUIZ CARRERINHA", QUE FICAVA DENTRO DO GABINETE SO CURTINDO, AQUELE QUE PARTICIPAVA DA GANG EM FOZ, AQUELA DO CASO DE GUARATUBA CONHECIDO NACIONALMENTE, E OUTROS TANTOS POR AI QUE NÃO CHEGAMOS A CONHECER.....TODOS APOSENTADOS COM OS SEUS INTOCAVEIS PROVENTOS!

É COMO SE SABE, PORQUE TÊM A CERTEZA DE QUE SEUS PROCESSOS SÃO JULGADOS POR SEUS PARES,TUDO SOB SIGILO, E, QUEM TEM TELHADO DE VIDRO NÃO JOGA PEDRA NO TELHADO ALHEIO!
ESSE MAGISTRADA PODE SOFRER SIM UMA BOA CHAMADA DO CNJ, VAI TER QUE EXPLICAR O MOTIVO DE SUA OMISSÃO, O CORPORATIVISMO!

SENHORA,.....SE NÃO QUER SE METER PEDE PRA SAIR! AGENTE SE VE ....TÉ!

AGORA VAMOS AO TRABALHO, POIS EU NÃO SOU MAGISTRADO E, NÃO TENHO PADRINHO, CONCORDA?