Páginas

Infeliz do país que precisa de heróis.

Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.

Como não sou judeu, não me incomodei.

No dia seguinte vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.

Como não sou comunista, não me incomodei.

No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.

Como não sou católico, não me incomodei.

No quarto dia, vieram e me levaram;

já não havia mais ninguém para reclamar.

Martin Niemöller – pastor luterano alemão – 1933 (data presumida)

Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de

nosso jardim. E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.

Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.

E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.

Maiakovski

Primeiro levaram os negros. Mas não me importei com isso Eu não era negro.

Em seguida levaram alguns operários. Mas não me importei com isso. Eu também não era operário.

Depois prenderam os miseráveis. Mas não me importei com isso, porque eu não sou miserável.

Depois agarraram uns desempregados. Mas como tenho meu emprego, também não me importei.

Agora estão me levando. Mas já é tarde.

Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht século XIX …

 

Primeiro eles roubaram nos sinais, mas não fui eu a vítima,

Depois incendiaram os ônibus, mas eu não estava neles;

Depois fecharam ruas, onde não moro;

Fecharam então o portão da favela, que não habito;

Em seguida arrastaram até a morte uma criança, que não era

meu filho…

Cláudio Humberto

15 comentários:

Anônimo disse...

Lindinha - O que nos falta é consciência e espírito de soliedariedade. Se cada um de nós abrir o coração e a alma, e se colocar no lugar dos ofendidos, injustiçados, dos sem vez e sem voz, veremos imediatamente que se faz necessária nossa participação não só para revindicarmos aquilo que nos interessa exclusivamente, como, principalmente, para revindicarmos o que beneficiar aqueles que tem menos condições que nós, que são os que mais necessitam serem tutelados, visto que, infelizmente na atualidade, o estado não está fazendo coerentemente este papel. Se hoje, abrirmos mão, cada um de nós, de nossos interesses pessoais, e nos doarmos para o bem comum, colheremos frutos brevemente, e os beneficiários desta colheita não serão somente os outros, mas nós mesmos, que teremos sido úteis, teremos ampliado nossos conhecimentos, descoberto que podemos fazer conquistas benéficas, e isto resultará em um bem muito grande para nós, em especial se não usarmos nossas vitórias para promoção pessoal, e este bem se chama: a felicidade e a paz recebida por doar-se voluntariamente em favor de causas nobres e em favor da justiça, para que esta estenda seus braços hoje inertes, para milhares de pessoas que a anseiam. Portanto, vamos a boa luta, que não é a da violência , mas é pacífica, usando-se para isto a cobrança da efetiva aplicação da lei igulalitariamente para todos nós brasileiros, bem como a arma mais poderosa e democrática que existe, que foi duramente conquistada, e que quando bem usada impoê terror aos corruptos, que chama-se título de eleitor. Nosso país não precisa de um herói, precisa sim, que todo brasileiro saiba que dentro de sí existe um heroi a ser descoberto, e que juntos, cada um fazendo o que puder, desde que voltado para o bem , o ético e a justiça, conseguiremos um Brasil melhor para nós e os que nos sucederem.

Anônimo disse...

// A ESPERANÇA É CHEIA DE CONFIANÇAS. É ALGO MARAVILHOSO E BELO, UMA LÂMPADA ILUMINADA EM NOSSO CORAÇÃO. É O MOTOR DA VIDA. É UMA LUZ EM DIREÇÃO AO FUTURO//

Anônimo disse...

Olá colegas participantes deste blog! Será que foi o tempo frio que os impediu de irem até uma agência bancária fazerem sua colaboração para que a tia possa solicitar as certidões que necessita? Vamos nos mexer e colaborar! Enquanto acharmos que não somos nós que precisamos de tais certidões estaremos agindo tal qual os omissos da presente postagem, que quando acordarem para a realidade e verificarem que não se solidarizaram porque o problema não era com eles, verão que é tarde demais para se fazer algo! Então, não se omita! Colabore com o que puder! Hoje não é você que precisa das certidões, o problema não é seu, mas amanhã poderá ser! E daí, você não poderá fazer mais nada..........

Maria Bonita disse...

Ao Leitor(a) de 31 Maio, 2010 16:31
Obrigada pelo apoio...mas se eu pudesse, já teria essas certidões em mãos, mas realmente não posso´.....mas com o apoio, acolaboração das pessoas, nós vamos conseguir logo.....
Merci....

Anônimo disse...

E AGORA? CONTINUA REGULAR?

DECRETO JUDICIÁRIO Nº 386, de 18 de maio de 2010.

protocolo nº 123799/2010

EXONERA

a pedido e a partir de 5 de maio de 2010, CEDRIC ANTONIO VINCENZO REZENDE DE VICENTE do cargo de Auxiliar Administrativo, classe I, nível A-3, do Quadro de Auxiliares da Justiça do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, com base no artigo 50, caput, da Lei nº 16024/2008.

Anônimo disse...

O Sr. Alvinho perdeu o Pinheirinho. Foi exonerado do cargo aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
hahahahahahahahahahahaaaaaaaa Até que enfim ....

Anônimo disse...

se continua tudo bem pra ele, mas o importante é como ele entrou lá de pequenino,......ou seja que agora ele parece ser regular sim! Mas quero saber como ele entrou,........foi papai que ajudou , ou os amigod de papai? tornar regular é fácil ,m depoi que já estava lá,.........nem vem que não tem! Se pediu exoneração problema dele, mas é porque sabia que já estava garanrido à tempos,......

Anônimo disse...

o fato é....como ele entrou no "quadro"??? e quando...

Anônimo disse...

Alvinho foi mesmo exonerado do Pinheirinho? E Airton já está designado até a abertura de concurso? E quanto as designações de Alvinho em Ponta Grossa, nenhuma novidade? Quem souber informar, agradeço.-
E mais uma indagação: Alvinho não era o super cartorário do paraná, apoiado pelos seus desembargadores e juízes de estimação? O que ocorreu entre eles, ou o que está ocorrendo no judiciário? Brigaram? Ou é cada um por si agora?

Anônimo disse...

"HEROIS ANÔNIMOS"
Os gestos audaciosos em defesa da vida, os testemunhos eloqüentes de exaltação do Bem, as atividades grandiosas em favor da sociedade, os incomparáveis sentimentos de solidariedade, os sacrifícios incomuns pelas causas do dever e da honra, as renúncias profundas objetivando resultados felizes para os outros, os movimentos socorristas que amparam os sofredores, as ações de doação superlativa salvando acidentados, todos constituem valores que santificam os heróis.

Pessoas forradas de sentimentos elevados esquecem-se de si mesmas e atraem a atenção da comunidade, dedicando-se à fraternidade, às realizações dignificadoras de promoção moral e social de outras criaturas, tornando-se heroínas que elevam os níveis espirituais da Humanidade.

O herói, após reconhecido e homenageado pelo aplauso e pelas honrarias oficiais, públicas ou particulares, deixa sinais do seu exemplo que pode estimular outros mais tímidos a assumirem os valores que lhes exornam o Espírito, a serviço dos ideais dignificantes que um dia constituirão fenômeno natural no comportamento geral.

Por enquanto, ainda se faz necessária a presença do herói, do mártir, do santo, do apóstolo, de alguém que tenha a coragem de enfrentar os preconceitos e as comodidades, a fim de lecionar amor e compaixão, entregando-se ao mister do auxílio a todos indiscriminadamente.

Experimentando incompreensões a soldo da inveja e da malquerença, os desafios e a sordidez dos descrentes nos valores morais do ser humano, eles avançam intimoratos e intemeratos, dedicando-se ao ministério de elevação, sem preocupar-se com o cepticismo de uns nem a zombaria de outros.

(SEGUE)

Anônimo disse...

Destacando-se entre os adormecidos em relação à promoção da sociedade, são perseguidos e cobrados pelo atrevimento de demonstrarem a excelência das virtudes, consideradas de pouca monta nestes dias utilitaristas.

Fascinados, porém, pelos ideais de realização espiritual, distendem braços e sentimentos generosos ao próximo, sem perderem o contato com a razão nem com o conhecimento, que também os estimulam ao prosseguimento da empresa de renovação social da Terra.

Alguns desconhecem a força que possuem e não se dão conta da grandeza de que se reveste o seu abnegado esforço.

Muitos sabem que podem realizar os propósitos a que se entregam e não desfalecem na luta.

Raros porfiam sem desânimo e atingem os objetivos que traçaram desde os primeiros tentames.

Não pretendem ser heróis ou conquistadores. Tornam-se pela função a que se entregam, construindo a nova ordem de valores que os fascinam.

Diversos se consagram ante a opinião pública e são laureados pelo que fizeram, pelo que estão realizando ...

Há, no entanto, muitos heróis anônimos que não se permitem reconhecer como tais.

Nunca se queixam, jamais se exibem, em tempo algum se dão conta do alto significado das suas vidas.

(SEGUE)

Anônimo disse...

O que realizam, fazem-no com naturalidade, sem que se considerem seres especiais ou missionários.

Compreendem que ajudar é um dever a que todos nos encontramos submetidos, e que é muito mais confortador quando se socorre do que mesmo quando se é socorrido, não obstante a incomparável alegria que deve tomar conta de quem é beneficiado.

Esses heróis desconhecidos encontram-se nos mais variados segmentos sociais e humanos, graças aos quais a vida se torna cada vez mais digna de ser vivida e com eles a Humanidade galga mais elevados degraus de ascensão.

Enfermeiros gentis e incansáveis sustentam a fé cambaleante de pacientes em desespero, ajudam aqueles que se encontram amargurados, animam aqueloutros que se entregam ao deperecimento, encorajam os que se permitem a depressão ...

Servidores humildes de todos os matizes trabalham com abnegação, entregando-se ao mister com alegria e auxiliando os seus patrões que nem sempre os consideram ou dão-lhes qualquer valor.

Mestres pacientes e compassivos abrem espaços de luz nas mentes sombreadas pela ignorância ou pela perversidade, tornando-se modelos de vidas exemplares, que plasmarão esperança, dignidade e valor naquelas que lhes são confiadas.

Mães e pais silenciosos que se afadigam nos sacrifícios inomináveis, a fim de proporcionarem aos filhos tudo quanto não tiveram, sem apresentarem exigências de gratidão ou de afeto.

Filhos enriquecidos de ternura cuidam de genitores enfermos ou desalmados sem cansaço nem queixa, por compreenderem que o seu é o dever de amar e servir.

Amigos solidários sempre dispostos a ajudar sem imporem a necessidade do reconhecimento e da compensação.

Pessoas simples que repartem o minguado pão com outros mais necessitados, não alegando o que fazem nem esperando compreensão dos beneficiados.

Religiosos abnegados que fogem das luzes glamourosas da ostentação e da vaidade, atendendo os fiéis com humildade e perseverança.

(SEGUE)

Anônimo disse...

Sofredores que amparam outros do mesmo gênero entre sorrisos e sem afetação social.

Companheiros de lutas que oferecem ombro gentil àqueles que desfalecem sob as garras das necessidades e das doenças devoradoras.

Irmãos da caridade que descem da condição social de destaque para erguer a outros patamares aqueles que derraparam e ficaram no fosso moral do alcoolismo, da toxicodependência.

Todos, heróis anônimos, que estão construindo o mundo de paz e de ternura, de fraternidade e de amor sem jactância nem exibicionismo.

Também, cientistas e pesquisadores de nomeada que ofereceram suas existências para identificarem os males que afligiam a sociedade e a esfacelavam com periodicidade, apresentaram as terapêuticas e as soluções para que fossem erradicados, merecendo ser recordados como heróis de todos os tempos.

Não foram poucos, porém, aqueles Espíritos que aderiram ao Cristianismo nascente, tornando-se heróis da fé, anônimos uns, célebres outros, que igualmente doaram tudo quanto possuíam, inclusive a vida física, a fim de que o Cristo, que neles habitava interiormente, se expandisse em direção da Humanidade.

Suas existências, ricas de renúncia e de amor, de sacrifício e de abnegação, constituem as páginas mais nobres da história dos tempos que se iniciaram com o nascimento do Mestre Nazareno.

Faze-te herói anônimo do amor e respira felicidade íntima durante a jornada terrestre.

Joanna de Ângelis

Anônimo disse...

""Três coisas devem ser feitas por um juíz:
Ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente""- Sócrates.

Anônimo disse...

TITIA- SERÁ QUE NAS FACULDADES DE DIREITO E NOS CURSOS PREPARATÓRIOS PARA JUÍZES DEIXA-SE DE ESTUDAR COISAS SIMPLES, COMO AS PALAVRAS DE SÓCRATES,CITADAS PELO ANÔNIMO DAS 15:13 HORAS E QUE DITAS HÁ MILHARES DE ANOS ATRÁS AINDA SE APLICAM A ATUALIDADE, PARA APREENDER PURA TEORIA SEM EXPLICAREM COMO APLICÁ-LA A CASOS CONCRETOS? NÃO SE ENSINA MAIS FILOSOFIA NAS FACULDADES? NEM QUE SEJA FILOSOFIA DO DIREITO? E SERÁ QUE A MAIORIA DOS INTEGRANTES DO JUDICIÁRIO NUNCA LERAM SALVADOR ALLENDE QUE DIZ QUE "NÃO BASTA QUE TODOS SEJAM IGUAIS PERANTE A LEI. É PRECISO QUE A LEI SEJA IGUAL PERANTE TODOS" ? TRISTES ESTAS CONSTATAÇÕES, NÃO? REALMENTE, SE FAZEM NECESÁRIAS MUDANÇAS, E URGENTEMENTE, POIS "A JUSTIÇA TEM NUMA DAS MÃOS A BALANÇA EM QUE PESA O DIREITO, E NA OUTRA A ESPADA DE QUE SE SERVE PARA O DEFENDER. A ESPADA SEM A BALANÇA É A FORÇA BRUTAL, A BALANÇA SEM A ESPADA É A IMPOTÊNCIA DO DIREITO ", E HOJE A ESPADA E A BALANÇA DEVEM ESTAR GUARDADAS SEPARADAS,EM MEIO AS MARAVILHOSAS OBRAS DE ARTE DE NOSSO TJ/PR.
E JÁ QUE MUITOS MEMBROS DE NOSSO JUDICIÁRIO NÃO ESTUDARAM FILOSOFIA, MAS SABEMOS QUE SÃO LEITORES DESTE BLOG, POR SI OU SEUS AUXILIARES, PARA TERMINAR VAI MAIS UMA CITAÇÃO DE GRANDE UTILIDADE,POIS SEMPRE É TEMPO DE APRENDER: ESTA É DE SOLON:
"HAVERÁ JUSTIÇA NO MUNDO SOMENTE QUANDO AQUELESQUE NÃO FOREM INUSTIÇADOS SE SENTIREM TÃO INDIGNADOS QUANTO AQUELES QUE O FOREM". E ACREDITO QUE A TIA E OS QUE APOIAM ESTE BLOG JÁ DEVEM TER LIDO SOLON.-