Minha pergunta: Leticia reprovou na prova oral porque? Minha intuição diz que não havia ninguém parecida com ela nesse dia......
Serei processada por que minha intuição é desconfiada?
Ei, e não dizem que Juiz tem que ter conduta ilibada? o que é conduta ilibada?
Ruth Bolognese condenada à revelia por questionar concurso de juízes
O Zé Beto deu em seu blog a situação kafkiana em que se encontra a jornalista Ruth Bolognese (foto). Em 2004 ela questionou no jornal Folha de Londrina a lisura do concurso público no qual a Juíza de Direito Letícia Pacheco Lustosa foi aprovada.
A Juíza Letícia Lustosa é filha do atual Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Leonardo Pacheco Lustosa. Ruth Bolognese baseou-se em informações de que Letícia Lustosa e outra juíza pularam uma fila de 180 outros juízes para serem transferidas do Interior para Curitiba. Situação registrada no Tribunal de Justiça para quem quiser acessar.
Ora, pois, o jornal Folha de Londrina, à revelia de Ruth, fez um acordo na Justiça e aceitou a condenação do veículo e da jornalista. Como parte do entendimento, o jornal não recorreu. Ruth não sabia do acordo e a sentença transitou em julgado. Cada qual terá de pagar R$ 50 mil de danos morais à Juiza Letícia Pacheco Lustosa.
A Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) informou a decisão com o seguinte comentário: “Assim, a condenação lavrada pelo Juiz Jaime Sampaio serve como lição. A Imprensa livre é um dos pilares da Democracia. A Sociedade deseja apenas maior cautela, a fim de que essas acusações levianas não se repitam.”
Soa como ameaça à imprensa que ouse questionar concurso público na área da Justiça. Vejam bem, concurso público deve ser questionado, acompanhado, investigado pela imprensa e por todos os cidadãos, seja lá onde for. E quando um fato surpreendente, como esse em que uma juíza salta sobre 180 pessoas na fila, deve suscitar todo tipo de suspeição. É o papel da imprensa na democracia. Não acredito que o papel da justiça na democracia seja condenar jornalistas por cumprirem o seu papel. Ou é melhor deixar de exercê-lo. E pensar que os magistrados se unem corporativamente para se defender e a galera da imprensa faz de contas que tudo vai bem, no melhor dos mundos e que a liberdade de expressão até existe.
PS: Cem mil deu para fazer um belo enxoval kafkiano (isso foi maldade minha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário